PUBLICIDADE
Topo

Bolzano é província com maior qualidade de vida na Itália

21/11/2018 12h36

ROMA, 18 NOV (ANSA) - Bolzano, no extremo-norte da Itália, foi eleita como a província com maior qualidade de vida no país, segundo ranking divulgado nesta semana pela Sapienza Universidade de Roma.   

A província, única divisão administrativa da península onde os falantes de italiano são minoria (a maioria tem o alemão como idioma materno), ficou à frente de Trento (Trentino-Alto Ádige) e Belluno (Vêneto), ambas também no norte.   

De acordo com a pesquisa, Bolzano, na região de Trentino-Alto Ádige, se destaca por seu "ritmo mais lento e educado" e pelo "maior cuidado com o território". O estudo leva em consideração trabalho, meio ambiente, criminalidade, desconforto social e pessoal, população, serviços financeiros, educação, saúde, tempo livre e expectativa de vida.   

Bolzano é presença frequente em rankings de qualidade de vida na Itália e costuma liderar classificações de salário e nível de emprego no país. Roma, no Lazio, por sua vez, caiu 18 posições e é apenas a 85ª província na lista da Sapienza. Já Milão, na Lombardia, aparece em 55º lugar, subindo dois degraus.   

O top 10 também inclui Siena (Toscana), Pordenone (Friuli Veneza Giulia), Parma (Emília-Romana), Aosta (Vale de Aosta), Sondrio (Lombardia), Treviso (Vêneto) e Cuneo (Piemonte). Já a província que aparece em último lugar no ranking é Vibo Valentia, na Calábria, sul da Itália. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.