PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Itália celebra Dia Nacional pela Segurança nas Escolas

22/11/2018 16h51

ROMA, 22 NOV (ANSA) - Nesta quinta-feira (22) a Itália celebra o Dia Nacional pela Segurança nas Escolas. Mais de 500 eventos sobre o tema estão sendo realizados em todo o país, para lembrar de pessoas que morreram por incidentes ocorridos dentro de instituições de ensino.   

Segundo o 16º relatório sobre segurança nas escolas, apresentado recentemente pela ONG "Cittadinanzattiva", três em cada quarto escolas italianas não têm acessibilidade e apenas uma em cada vinte tem capacidade de resistir a um terremoto.   

O estudo ainda mostra que o investimento em manutenção dos edifícios cresceu. Em média, 50 mil euros são gastos por edifício para manutenção cotidiana e 228 mil euros para trabalhos extraordinários. O número varia de acordo com as realidades de cada região.   

Para combater o problema, o ministro da Educação italiano, Marco Bussetti, assinou nesta quinta-feira (22) um protocolo de intenções com o Ministério da Economia e das Finanças, o Banco Europeu para o Investimentos, o Banco de Desenvolvimento do Conselho Europeu e a Caixa de Depósitos e Empréstimos italiana para implementar intervenções do programa nacional trienal 2018-2020 para os edifícios escolares.   

O presidente da província de Lucca, Luca Menesini, representando a União das Províncias da Itália (UPI), destacou que "a assinatura de hoje é uma notícia importante. Trata-se de um bilhão e 500 milhões de euros que poderão ser utilizados em melhorias nas escolas públicas italianas. Seguramente, os recursos ainda são insuficientes para cobrir as necessidades reais, mas hoje pode-se iniciar um caminho virtuoso". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional