Cônsul italiano em SP elogia agendamento via WhatsApp
SÃO PAULO, 26 NOV (ANSA) - O cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, fez um balanço "positivo" do primeiro dia de funcionamento do agendamento via WhatsApp de serviços de emissão e renovação de passaporte.
Segundo o cônsul, o número de agendamentos efetuados nesta segunda-feira (26) é "levemente superior" àquele que o sistema antigo, o "Prenota Online", disponibilizava a cada dia.
"Por parte de quem conseguiu ligar, constatou-se um vivo apreço pela possibilidade de ter acesso a um serviço de reserva disponível em um arco de tempo de várias horas, um serviço personalizado e absolutamente gratuito que consegue levar em conta eventuais exigências particulares", disse La Rosa.
Com a novidade, os italianos interessados em emitir ou renovar seu passaporte no consulado de São Paulo precisarão primeiro efetuar uma chamada de vídeo por WhatsApp, a partir do momento em que sua situação de estado civil estiver devidamente atualizada.
Por meio de dois números disponíveis no site do consulado, os cidadãos poderão entrar em contato de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 13h30. Os agendamentos serão feitos para três faixas horárias: 9h às 10h, 10h às 11h e 11h às 12h, de segunda, quarta, quinta e sexta; e 13h30, 14h30 e 15h30, de terça.
O funcionário consular realizará verificações por meio do vídeo, então o requerente precisará ter em mãos o passaporte vencido ou documento de identidade (brasileiro ou italiano) com foto. Os agendamentos são sempre individuais, mas uma única chamada de vídeo por WhatsApp poderá incluir núcleos familiares (cônjuges e filhos menores de idade) de até quatro pessoas.
"Esse foi o balanço de hoje, mas o verdadeiro benefício para os usuários chegará daqui a alguns meses, quando as pessoas agendadas com a chamada em vídeo começarem a ser recebidas pelo setor de passaportes", declarou o cônsul.
De acordo com ele, graças às verificações feitas via WhatsApp, as formalidades no consulado serão conduzidas "de forma muito mais rápida". "Será possível, em uma segunda fase, aumentar sensivelmente o número de agendamentos por dia, tentando reduzir a forte lacuna entre a demanda e a atual disponibilidade de recursos humanos e estruturais deste consulado geral", concluiu o cônsul. (ANSA)
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