PUBLICIDADE
Topo

Internacional

FMI diz que crescimento mundial pode ter enfraquecido

28/11/2018 19h07

NOVA YORK, 28 NOV (ANSA) - A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou nesta quarta-feira (28) que o crescimento global pode estar desacelerando mais do que o previsto em decorrência das tensões comerciais. O relatório foi publicado no blog do FMI antes da cúpula do G20, que reúne 20 líderes mundiais, em Buenos Aires, na Argentina.   

"Dados econômicos recentes sugerem que os ventos contrários podem ter desacelerado, mais do que havíamos antecipado, o ritmo do crescimento econômico global", diz o texto.   

No mês passado, o FMI rebaixou sua previsão para o crescimento mundial para este ano e 2019 para 3,7% contra os 3,9%. Para o Fundo, as condições financeiras se estreitaram, especialmente nos mercados emergentes, enquanto as tensões comerciais aumentaram.   

"Surpreendentemente, o crescimento foi fraco no terceiro trimestre nas economias emergentes, como a China, assim como na zona do euro", acrescentou.   

Para Lagarde, "tivemos um bom crescimento sólido por padrões históricos, mas agora estamos diante de um período em que riscos significativos estão se materializando e nuvens escuras estão se aproximando".   

A diretora do Fundo Monetário também afirmou que a falta de acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) "poderia desgastar ainda mais a confiança". Além do impacto nas perspectivas de crescimento econômico, o agravamento das tensões no comércio também poderia desencadear outra crise financeira global, informou o FMI no início da semana. Lagarde disse que a melhor resposta para as tensões atuais é "desescalar, consertar o sistema, não quebrá-lo". Ela acrescentou que as baixas não serão apenas os EUA e a China - as duas maiores economias do mundo no centro da atual guerra comercial -, mas também países que fazem parte da cadeia global de fornecimento de matérias-primas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional