PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump cancela reunião com Putin por crise na Ucrânia

29/11/2018 15h27

WASHINGTON, 28 NOV (ANSA) - O presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (28) a reunião com o homólogo russo, Vladimr Putin, que ocorreria durante a cúpula do G20, em Buenos Aires.   

"Baseado no fato de que os militares e navios não foram devolvidos à Ucrânia pela Rússia, eu decidi que seria melhor para as duas partes envolvidas cancelar a a reunião que estava marcada. Espero ter uma nova e significativa cúpula assim que a situação estiver resolvida", escreveu Trump em sua conta no Twitter.   

Em entrevista ao jornal "The Washington Post", Trump já havia dito que queria "receber um relatório completo" de sua equipe de segurança nacional sobre as recentes ações russas no leste da Ucrânia e no Mar Negro, e que, somente depois de ter acesso às informações, tomaria uma decisão.   

Desde que o governo de Vladimir Putin construiu uma ponte ligando o território russo à Crimeia, península anexada por Moscou em 2014, as inspeções a barcos foram intensificadas no Mar de Azov, o que Kiev considera um bloqueio aos seus portos na região.   

A reunião, segundo o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, trataria de questões de segurança, além do controle de armas no Oriente Médio e na Ucrânia.   

No último domingo, as autoridades russas apreenderam três navios e prenderam 24 militares ucranianos, acusados de invadirem suas águas territoriais. O caso abriu uma nova crise entre os dois países e fez o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, decretar lei marcial - quando a autoridade militar substitui a civil - por 30 dias. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional