Topo

Extradição de Battisti será mérito de Bolsonaro,diz Salvini

10/12/2018 16h41

ROMA, 10 DEZ (ANSA) - O vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou nesta segunda-feira (10) que se as autoridades brasileiras conseguirem extraditar o ex-guerrilheiro Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua no país europeu, o mérito será do presidente eleito, Jair Bolsonaro. "Espero que finalmente haja uma boa notícia para os italianos, porque um condenado à perpétua que desfruta da vida em face das vítimas nas praias brasileiras me provoca um grande nervosismo", disse Salvini, durante coletiva de imprensa.   

Para o ministro italiano, "se, depois de anos de conversa fiada, as autoridades brasileiras ajudarem a Itália a fazer justiça", o mérito será dado ao presidente Bolsonaro. Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos na década de 1970, quando ele fazia parte do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). O italiano diz ser vítima de perseguição política.   

Ele também é réu em dois processos no Brasil, por falsidade ideológica e evasão de divisas. Neste último ele é acusado de tentar fugir para a Bolívia com o equivalente a mais de R$ 20 mil em moeda estrangeira. Battisti alega que queria apenas comprar material de pesca com amigos. O italiano vive em São Paulo. Em dezembro de 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou sua extradição, em decisão no último dia do mandato do petista.   

No entanto, durante campanha eleitoral, Bolsonaro disse que pretendia extraditá-lo, como deseja o governo da Itália, mas Battisti tem em seu favor uma liminar do ministro Luiz Fux que garante sua permanência no Brasil até o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.