Topo

Salvini inicia primeira viagem a Israel nesta terça

10/12/2018 15h20

TEL AVIV, 10 DEZ (ANSA) - O vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, inicia nesta terça-feira (11) sua primeira visita oficial a Israel.   

Durante a viagem, o secretário da Liga se reunirá com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, mas não com o presidente Reuven Rivlin, que alegou "motivos de agenda" para não receber o líder da extrema direita italiana.   

O diário "Haaretz", no entanto, atribuiu a não-realização do encontro entre Salvini e Rivlin a uma declaração do presidente de que "movimentos neofascistas não deveriam ser aceitos em Israel". "Não se pode dizer 'admiramos Israel, mas somos neofascistas", disse o chefe de Estado à "CNN".   

Fontes do Ministério do Interior da Itália, contudo, garantiram que a reunião nunca esteve prevista, justamente por causa da agenda de Rivlin. "Isso é fruto de uma reconstrução imaginária de um jornal israelense de esquerda", disseram fontes do governo italiano sobre a matéria do "Haaretz".   

Salvini já esteve em Israel como secretário da Liga, em março de 2016, mas na ocasião não se reuniu com Netanyahu. Ele também se encontrará com os ministros da Segurança Pública Gilad Erdan e do Turismo Yariv Levin.   

A reunião com o premier israelense será na manhã de quarta-feira (12), antes de um encontro com a ministra da Justiça Ayelet Shaked. Salvini também deve visitar o Museu do Holocausto de Jerusalém e se encontrar com a comunidade judaica de origem italiana.   

Parte dessa comunidade divulgou uma carta com mais de 100 assinaturas pedindo para o vice-premier condenar publicamente "os atos de antissemitismo da direita etnonacionalista na Itália e na Europa e os atos agressivos contra ciganos". Desde sua posse, Salvini já promoveu diversos desalojamentos de acampamentos de nômades. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.