PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Premier italiano visita Líbia para cobrar mudanças políticas

23/12/2018 14h35

ROMA, 23 DEZ (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, fez uma visita neste domingo (23) a Trípoli, onde se reuniu com o líder do governo de união nacional, Fayez al Sarraj. De acordo com fontes do governo, Conte disse às autoridades líbias esperar que "2019 possa ser um ano de reviravolta" na Líbia.   

"Não queremos decidir sozinhos o futuro do povo líbio, mas, como país, temos no coração o desejo de solução e foi por esse motivo que nos encontramos em novembro em, em Palermo, e pelo qual estou aqui hoje: existe uma preocupação da Itália de oferecer uma contribuição para que se possa encontrar um percurso de paz e de estabilidade", exaltou o italiano.   

Em sua visita, Conte também esteve Benghazi e Tobruk para um encontro com o general Khalifa Haftar, principal opositor de Sarraj, e com o presidente da Câmara dos Representantes, Aghila Saleh. Haftar é um dos principais personagens da Líbia pós-Kadafi e controla territórios no leste do país, tendo como "capital" a cidade de Tobruk. O general não reconhece o governo de união nacional chefiado por Sarraj. Ele lidera as forças contrárias ao Islã político e tem diversos poços de petróleo.   

O premier italiano questionou os representantes líbios sobre as medidas legais, institucionais e econômicas que estão sendo tomadas para o almejado diálogo e a convocação de novas eleições, a fim de ocupar um vazio de poder deixado desde a revolta de 2011 que levou à morte de Muammar Kadafi. A Líbia prometeu realizar um referendo sobre uma nova Constituição antes do final de fevereiro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional