Topo

Papa elogia 'precioso serviço' de presidente da Itália

01/01/2019 18h33

CIDADE DO VATICANO, 01 JAN (ANSA) - O papa Francisco elogiou nesta terça-feira (1º) o "alto e precioso serviço" prestado pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella.   

A declaração foi dada durante o primeiro Angelus do ano, na Praça São Pedro, Vaticano, em resposta à mensagem enviada pelo chefe de Estado ao líder da Igreja Católica em seu último discurso de 2018, no dia 31 de dezembro.   

"Agradeço ao senhor presidente da República Italiana pelas expressões que me dirigiu ontem à noite. Que o Senhor abençoe sempre seu alto e precioso serviço ao povo italiano", disse o Papa.   

Em sua mensagem de fim de ano, Mattarella havia agradecido a Francisco por suas ações para "promover a paz, a coesão social, o diálogo e o compromisso pelo bem comum".   

Já nesta terça, o presidente da Itália enviou um recado pelo Dia Mundial da Paz, celebrado pela Igreja Católica, e defendeu uma política que "não alimente o medo e não deixe espaço às lógicas do nacionalismo, da xenofobia e da guerra fratricida".   

A troca de mensagens acontece no momento em que o governo italiano, chefiado pelo antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e pela ultranacionalista Liga, é questionado internacionalmente pelo tratamento dado a migrantes e refugiados, como a aprovação de uma lei que dificulta a obtenção de proteção humanitária - na Itália, o presidente não tem funções de governo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.