Coreia do Norte envia equipe a Roma para procurar diplomata
PEQUIM, 4 JAN (ANSA) - A Coreia do Norte enviou nesta sexta-feira (4) uma equipe de agentes para tentar encontrar o diplomata norte-coreano que ficava alocado na Itália e está desaparecido com sua família desde novembro de 2018. Jo Song-gil, 48 anos, que havia se tornado o principal diplomata de seu país na Itália em 9 de outubro de 2017, foi encarregado de negócios da Embaixada da Coreia do Norte em Roma até 20 de novembro passado e estaria "protegido" pelo governo italiano em um "lugar seguro". "Parece que a equipe tentou encontrar Jo e desencorajar a deserção, mas depois do pedido de proteção às autoridades italianas, o foco foi em como reconstruir a história e refinar as contramedidas", escreveu o jornal sul-coreano "JoongAng Ilbo", citando uma fonte na Itália. Ontem (3), em uma audiência no Parlamento, os serviços de inteligência da Coreia do Sul disseram que Jo e sua esposa "desapareceram" ainda em novembro.
O diplomata vivia na Itália desde maio de 2015 e as autoridades suspeitam que o suposto pedido de asilo está ligado a uma possível ordem para retornar a Pyongyang.
O Departamento de Assuntos Internacionais do Partido dos Trabalhadores e o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte receberam ordens para iniciar uma ampla investigação sobre outras pessoas em risco de deserção e para fortalecer a prevenção. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
O diplomata vivia na Itália desde maio de 2015 e as autoridades suspeitam que o suposto pedido de asilo está ligado a uma possível ordem para retornar a Pyongyang.
O Departamento de Assuntos Internacionais do Partido dos Trabalhadores e o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte receberam ordens para iniciar uma ampla investigação sobre outras pessoas em risco de deserção e para fortalecer a prevenção. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.