Mural em Roma ironiza "exposição" de Cesare Battisti por ministros

Um mural instalado em uma banca de jornais nos arredores do Ministério da Justiça da Itália, em Roma, ironizou o tratamento dado por expoentes do governo a Cesare Battisti, que começou a cumprir sua pena nesta semana, após quase 40 anos foragido.
O manifesto, de 2,5 metros por 2,5 metros, retratava os ministros do Interior, Matteo Salvini (Liga), e da Justiça, Alfonso Bonafede (M5S), desfilando em uma praça repleta de gente e carregando Battisti, com a cabeça e as mãos presas, para o cadafalso.
Os responsáveis chamaram o mural de "A exposição do monstro, Itália 2019". Por meio de um comunicado, o coletivo "Militant", autor da obra, descreveu Salvini e Bonafede como "dois inquisidores de frente a um pelourinho".
"Após a captura de Cesare Battisti, dois ministros cosplayers, fantasiados de policial e carcereiro, encenaram um espetáculo grotesco que voltou atrás em alguns séculos os ponteiros da Justiça italiana", diz a nota.
O coletivo critica a "espetacularização" da chegada de Battisti a Roma, que contou com a presença de Salvini e Bonafede. O ministro da Justiça publicou até um vídeo de quase quatro minutos mostrando as principais cenas do desembarque, em uma gravação editada de forma semelhante a um clipe musical.
O manifesto contra os ministros foi removido pela polícia.
Battisti cumpre pena de prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, mas se diz inocente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.