PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Após sismo,escombros da Basílica de Norcia escondem tesouros

28/01/2019 18h37

NORCIA, 28 JAN (ANSA) - Debaixo dos escombros da Basílica de São Bento, na cidade italiana de Norcia, atingida por um terremoto em 30 de outubro de 2016, ainda existem tesouros a serem recuperados, como o famoso quadro de Filippo Napoletano, "San Benedetto che riceve Totila", datado de 1621.   

A informação foi confirmada pela superintendente das Belas Artes de Úmbria, Marica Mercalli, que revelou à ANSA que raridades ainda podem ser encontradas durantes as próximas semanas, quando recomeçarão os trabalhos de remoção dos destroços do interior da Basílica.   

A obra de Napoletano ficava em uma posição em que se acredita que, após o abalo, tenha sido "sepultada" sob o grande acúmulo de escombros que ainda constam dentro da igreja.   

Logo depois do forte tremor que atingiu a região, as autoridades italianas colocaram grandes telas de plástico sobre os destroços, na tentativa de limitar infiltrações de água. No entanto, não se sabe em que condições a obra será encontrada.   

A expectativa é de que outro quadro também seja localizado. "L'adorazione dei pastori" ficava sobre o segundo altar à direita da basílica, dedicado à Epifania. Ambas as telas eram localizadas na parte central da igreja, justo onde caíram os pedaços maiores de pedras. Até hoje, somente um terço dos escombros foi removido da basílica. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional