Topo

Itália candidata Via Francigena a Patrimônio da Unesco

28/01/2019 16h20

TURIM, 28 JAN (ANSA) - O conselho da Comissão Nacional Italiana para a Unesco candidatou a Via Francigena, percurso que conduzia os peregrinos e cruzados da França à Terra Santa, para ser eleita como Patrimônio da Humanidade.   


Com a indicação, o local agora faz parte da lista propositiva nacional, que deve receber avaliação definitiva até junho.   


"Uma notícia belíssima para um projeto em que acreditamos muito, pela sua capacidade de valorizar o patrimônio histórico, cultural e paisagístico de algumas áreas da nossa região, além de impulsionar um turismo lento e sustentável", declarou a assessora da Cultura e Turismo da região de Piemonte, Antonella Parigi.   


A candidatura da Via Francigena italiana à lista de patrimônios começou em março de 2017, com o protocolo subscrito pelas sete regiões (Toscana, Valle d'Aosta, Piemonte, Lombardia, Liguria, Emilia-Romana e Lazio) e com a análise preliminar coordenada pela Associação Europeia das Vie Francigene. A trilha piemontesa se estende por 650 quilômetros, envolvendo 107 cidades, cinco províncias e quatro parques naturais. A via Francigena é uma rota de peregrinação que liga a França à Roma, passando pela Inglaterra, Suíça e Itália. Na época medieval, foi uma importante estrada para quem queria visitar a Santa Sé, os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo, além da Terra Santa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.