Topo

Busto da imperatriz Teresa Cristina é roubado no Rio

01/02/2019 09h33

SÃO PAULO, 1 FEV (ANSA) - O busto da imperatriz napolitana Teresa Cristina foi roubado na madrugada da última quarta-feira (30) da praça Itália, no centro do Rio de Janeiro.   


Agentes da gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) realizaram uma vistoria na região, localizada próximo ao consulado da Itália na cidade. A obra foi criada pelo artista plástico José Luiz Ribeiro e é considerada uma homenagem à comunidade italiana por conta da nacionalidade da esposa do imperador dom Pedro II. O busto foi inaugurado no dia 29 de novembro de 2008, ano de celebração dos 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. A Seconserma lamentou o episódio e disse que espera que a obra seja recuperada. Já o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro encaminhou na quinta-feira (31) um documento assinado pelo cônsul Paolo Miraglia Del Giudice para a prefeitura da cidade, no qual pede ajuda das autoridades para encontrar o monumento. No Twitter, um dos perfis oficiais do consulado fez um alerta sobre o episódio. "Lamentamos o desaparecimento do busto da Imperatriz Teresa Cristina que representava uma homenagem à comunidade italiana, inaugurada na Praça Itália, adjacente ao Consulado. Foi feito um comunicado à Prefeitura do Rio e esperamos que sejam tomadas medidas cabíveis".   


Teresa Cristina de Borbone nasceu em Nápoles, em 14 de março de 1822, e era princesa do reino das Duas Sicílias. Com 21 anos de idade, ela chegou ao Brasil em 1843 já casada com o imperador dom Pedro II. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.