Topo

'Green Book', 'Roma' e 'Bohemian Rhapsody' brilham no Oscar

25/02/2019 07h52

SÃO PAULO, 25 FEV (ANSA) - O longa "Green Book: O Guia", que narra a amizade entre um motorista racista ítalo-americano e um músico negro, venceu neste domingo (24) o prêmio de melhor filme na edição 2019 do Oscar, em cerimônia realizada em Los Angeles.   


A obra de Peter Farrelly também faturou as categorias de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante, com Mahershala Ali.   


"Green Book", de certa forma, venceu a briga com "Infiltrado na Klan" entre os filmes que abordam o tema do racismo.   


O longa de Spike Lee acabou vencedor apenas na disputa de melhor roteiro adaptado. Lee até virou de costas para o palco durante o discurso dos produtores de "Green Book", que é alvo de críticas por parte de ativistas afro-americanos nos Estados Unidos O filme com mais prêmios na noite, no entanto, foi "Bohemian Rhapsody". A saga de Freddie Mercury ficou com as estatuetas de melhor ator, com Rami Malek, melhor edição, melhor mixagem de som e melhor edição de som.   


"Ter isso na minha mão direita está além das minhas expectativas e provavelmente também da minha família", disse Malek. Olivia Colman, protagonista de "A Favorita", foi escolhida como melhor atriz, enquanto Regina King, de "Se a Rua Beale Falasse", ficou com o prêmio de melhor atriz coadjuvante.   


A cantora Lady Gaga, que concorria à estatueta de melhor atriz, garantiu a de melhor canção original, por "Shallow", de "Nasce uma Estrela", interpretada por ela no palco do Oscar ao lado de Bradley Cooper. "Se você tem um sonho, lute por ele", disse a estrela, que não conseguiu conter as lágrimas.   


"Homem-Aranha no Aranhaverso", que tem entre seus desenhistas a italiana Sara Pichelli, venceu como melhor animação. Confira abaixo todos os vencedores, em lista que inclui sete negros e 15 mulheres, maiores números da história da premiação: Filme: Green Book: O Guia Atriz: Olivia Colman (A Favorita) Ator: Rami Malek (Bohemian Rhapsody) Atriz coadjuvante: Regina King (Se a Rua Beale Falasse) Ator coadjuvante: Mahershala Ali (Green Book) Diretor: Alfonso Cuarón (Roma) Roteiro original: Green Book Roteiro adaptado: Infiltrado na Klan Edição: Bohemian Rhapsody Fotografia: Roma Filme estrangeiro: Roma Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso Canção original: "Shallow" (Nasce uma Estrela) Figurino: Pantera Negra Curta-metragem: Skin Edição de som: Bohemian Rhapsody Mixagem de som: Bohemian Rhapsody Curta de animação: Bao Direção de arte: Pantera Negra Efeitos visuais: O Primeiro Homem Maquiagem: Vice Documentário: Free Solo Documentário curta-metragem: Absorvendo o Tabu (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.