Topo

May garante que Brexit ocorrerá dia 29 de março, com acordo

25/02/2019 13h20

ROMA, 25 FEV (ANSA) - Apesar da pressão política, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, garantiu hoje (25) que cumprirá o prazo de 29 de março para a saída da União Europeia (UE), o chamado "Brexit".   

"Está ao nosso alcance deixar o bloco em 29 de março, com um acordo", disse May, em Sharm el-Sheikh, no Egito, onde participa da primeira cúpula da UE com a Liga Árabe.   

A declaração veio após o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ter recomendado que Londres peça um adiamento do prazo, já que, até agora, o Parlamento britânico não aprovou o acordo que dita os termos do Brexit.   

"Estender o artigo 50 para evitar um Brexit sem acordo seria uma solução racional. E a UE demonstraria compreensão", afirmou Tusk.   

O governo britânico precisa da maioria dos votos no Parlamento para ratificar um acordo que garanta uma saída ordenada do bloco europeu. No entanto, o texto negociado com Bruxelas foi rejeitado em 15 de janeiro pelos parlamentares. Desde então, May vem tentando renegociar o acordo com os europeus para torná-lo mais aceitável para os parlamentares britânicos, mas os líderes da UE tem se recusado a ceder. A premier espera levar para votação o novo acordo até dia 12 de março. Apesar do foco do encontro no Egito ser as relações entre os europeus e a Liga Árabe, o assunto Brexit inevitavelmente virou o centro das atenções. "Fizemos bons progressos", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, que se reuniu pela manhã com May, às margens da cúpula. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.