Topo

Trump não entende de economia, diz ex-presidente do FED

26/02/2019 15h38

WASHINGTON, 26 FEV (ANSA) - A ex-presidente do Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) Janet Yellen afirmou nesta terça-feira (25) que Donald Trump não entende de economia e política monetária.   

Em entrevista a uma rádio local, Yellen, que deixou o comando do FED em fevereiro de 2018, citou uma "falta de compreensão" por parte do presidente dos Estados Unidos em relação ao trabalho de um banco central.   

"Duvido que ele seja capaz até de dizer que os objetivos do FED, fixados pelo Congresso, são o pleno emprego e a estabilidade dos preços", declarou. Segundo Yellen, Trump chegou a afirmar que a instituição tem um "papel no mecanismo de câmbio para apoiar seus planos de política comercial e incidir sobre o déficit comercial".   

"Acho que comentários como esses mostram uma total falta de compreensão sobre o que faz o FED", acrescentou. As rusgas entre os dois surgiram na campanha de 2016, quando o magnata disse que Yellen deveria se "envergonhar" de sua política monetária e a acusou de manter os juros baixos para beneficiar Barack Obama.   

Trump nomeou Jerome Powell para comandar o FED, mas ele manteve a linha de atuação de Yellen. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.