Topo

UE alerta para 'desequilíbrios excessivos' na Itália

27/02/2019 12h51

BUXELAS, 27 FEV (ANSA) - Um relatório divulgado nesta quarta-feira (27) pela Comissão Europeia detecta desequilíbrios econômicos "excessivos" na Itália, principalmente em função de sua elevada dívida pública e da queda da produtividade.   

Segundo o documento, esses fatores provocam "riscos de relevância transnacional". "A dívida não cairá nos próximos anos, tendo em vista a frágil perspectiva macroeconômica e os atuais planos orçamentários do governo", diz o relatório.   

A Lei Orçamentária da Itália para 2019 prevê um déficit fiscal de 2,04% do PIB para financiar programas como a renda de cidadania e a redução da idade de aposentadoria, mas isso pode pressionar a dívida pública do país, equivalente a mais de 130% do Produto Interno Bruto.   

"O orçamento de 2019 inclui medidas que arruínam elementos de importantes reformas feitas anteriormente, em particular sobre as aposentadorias, e não prevê medidas eficazes para aumentar o potencial de crescimento", alerta a Comissão Europeia.   

De acordo com Bruxelas, a Itália é o país da União Europeia com mais obstáculos aos investimentos. "Não acredito que nossas medidas estejam bloqueando o crescimento. As intervenções do governo servem para sair de um estado de crise no qual se encontra a União Europeia", rebateu o ministro do Trabalho e vice-premier italiano, Luigi Di Maio.   

O país entrou em recessão técnica no fim de 2018, e seu PIB teve no ano passado o pior desempenho entre os Estados-membros da UE.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.