Topo

Governo italiano lança projeto para proteger território

28/02/2019 11h51

ROMA, 28 FEV (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou nesta quinta-feira (28) a criação de um plano nacional contra a instabilidade hidrogeológica e a segurança territorial do país. O programa denominado "Proteggi Italia" será baseado em quatro pilares: "emergência, prevenção, e manutenção da governança", o que é chamado pelo premier de uma "terapia territorial" para proteger o país e deixá-lo em segurança.   

Ao todo, o governo disponibilizou 10.853 bilhões de euros para viabilizar o projeto nos próximos três anos. Dos recursos disponíveis, 3 bilhões de euros já poderão ser usados em 2019.   

"Lançamos o "Proteggi Italia", o maior plano contra o fracasso do território já feito. Regras confusas atrasaram as intervenções no território. Agora temos que simplificar e gastar melhor", anunciou Conte.   

Segundo o italiano, "este é um plano integrado que inclui vários ministérios e departamentos e é resultado da colaboração e das propostas das autoridades locais envolvidas".   

Para ele, no passado, "políticas fragmentadas foram adotadas e, agora, é um dever proteger os cidadãos, intervir imediatamente e não atuar apenas na emergência".   

O plano inclui as 17 regiões da Itália que, entre outubro e novembro do ano passado, foram atingidas por várias ondas de mau tempo. De acordo com relatório anual do Sistema Nacional para a Proteção Ambiental (SNPA), os deslizamentos de terra que foram registrados na Itália nos últimos 900 anos afetaram totalmente 7,9% do território nacional, uma área de aproximadamente 23,7 mil quilômetros quadrados. Entre 1116 e 2017, ocorreram 620.808 desabamentos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.