Topo

Torcida da Lazio faz novo ato antissemita contra romanistas

28/02/2019 17h06

ROMA, 28 FEV (ANSA) - Faltando apenas dois dias para o "Derby della Capitale", entre Roma e Lazio, uma grande inscrição antissemita apareceu nesta quinta-feira (28) no Circo Máximo, na capital italiana.   


Escrito "Romanista Anne Frank", a mensagem também tinha ao lado uma suástica nazista e foi assinada como "SSL", abreviação de Società Sportiva Lazio.   


As autoridades italianas foram acionadas e removeram a inscrição. Em outubro de 2017, os torcedores de uma organizada da Lazio se envolveram em uma polêmica após terem distribuído adesivos e folhetos antissemitas com uma imagem da menina Anne Frank, que morreu em um campo de concentração nazista, com uma camiseta da Roma.   


A ação causou revolta entre lideranças políticas e religiosas da Itália e, na época, o clube condenou os atos e, nos jogos seguintes, os atletas de todos os times da Série A entraram em campo para combater o antissemitismo e leram trechos do "Diários de Anne Frank".   


"A inscrição em uma parede que apareceu perto do Circo Máximo me deixou horrorizada. Isso não é torcer, não é futebol, agradeço as fotos da polícia e a intervenção imediata de remover o escrito", comentou a prefeita de Roma, Virginia Raggi.   


"Mais uma vez alguns criminosos usam o futebol para lançar seus insultos miseráveis. O clássico de Roma deve ser um momento de grande participação, espírito competitivo, respeito e até mesmo ironia. O resto é apenas uma demonstração de ignorância", declarou o governador do Lazio, Nicola Zingaretti.   


A partida entre Lazio e Roma será disputada neste sábado (2), no Olímpico, a partir das 16h30 (horário de Brasília), pela 26ª rodada do Campeonato Italiano.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.