Topo

Estrela ascendente, Beto O'Rourke anuncia candidatura

14/03/2019 14h28

NOVA YORK, 14 MAR (ANSA) - Mais uma estrela ascendente da política americana anunciou nesta quarta-feira (13) sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos. Com um discurso em sua cidade natal, El Paso, no Texas, Beto O'Rourke, de 46 anos, se juntou às concorridas primárias democratas para desafiar Donald Trump em 2020.   

Ex-vereador de El Paso (2005-2011) e ex-congressista pelo Texas (2013-2019), O'Rourke ganhou notoriedade nacional com uma derrota: nas eleições de meio de mandato do ano passado, quase tirou a vaga do republicano Ted Cruz no Senado, (48,3% a 50,9%), em um estado tradicionalmente conservador.   

"Os Estados Unidos estão em perigo, e as eleições são o momento crucial para a verdade no país", afirmou O'Rourke no vídeo de lançamento de sua candidatura, divulgado nesta quinta (14).   

"Será uma campanha propositiva, que tentará extrair o melhor de cada um de nós, que tentará unir um país dividido", acrescentou.   

Em um discurso em Iowa, estado que abre o calendário das primárias presidenciais, O'Rourke defendeu a legalização nacional da maconha e o "Green New Deal", projeto para combater as mudanças climáticas e iniciar uma revolução verde nos EUA, em linha com os anseios das novas estrelas democratas no Congresso, como Alexandria Ocasio-Cortez.   

O texano entra na briga desafiando um exército de pré-candidatos democratas ansiosos por enfrentar Trump em 2020. Nomes como os dos senadores Bernie Sanders, Cory Booker, Elizabeth Warren e Kamala Harris prometem uma disputa acirrada nas fileiras progressistas.   

Um dos postulantes mais fortes, no entanto, deve ser o ex-vice-presidente Joe Biden, que deve confirmar sua pré-candidatura em breve. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.