PUBLICIDADE
Topo

Brasil recebe eventos do 'Italian Design Day'

18/03/2019 10h02

SÃO PAULO, 18 MAR (ANSA) - O Ministério das Relações Exteriores da Itália celebra a partir desta segunda-feira (18) a terceira edição do "Italian Design Day", data criada para promover um dos pilares da economia e do modo de vida do país europeu.   


No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Embaixada da Itália e realizada pela rede consular e pelos Institutos Italianos de Cultura. Em 2019, o evento tem como tema "Design e Cidade do Futuro".   


"Design e indústria criativa constituem dois setores de ponta da economia e da cultura italiana. A eles é associada frequentemente a imagem da Itália no exterior. Temos a satisfação de poder realizar, em várias cidades brasileiras, esse evento que, com certeza, constituirá uma ocasião preciosa para reforçar o diálogo e estimular a troca de experiências entre especialistas do design de ambos os países", disse o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini.   


Um dos destaques deste "Italian Design Day" é a jornalista, ensaísta e professora italiana Chiara Alessi, do Politécnico de Milão e curadora da última edição do "Design Museum", iniciativa organizada pela Trienal da capital da Lombardia.   


Alessi foi designada como "embaixadora" oficial do design italiano no Brasil em 2019 e levará a palestra "Uma viagem pelo design italiano em 10 histórias" para diversas cidades do país.   


Em sua apresentação, ela aborda o design italiano por meio de uma perspectiva interdisciplinar e de 10 histórias de sucesso envolvendo outros campos do saber, como comunicação, inovação e tecnologia.   


A professora realiza duas palestras no Rio de Janeiro: a primeira no Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica (PUC), nesta segunda-feira (18), às 13h; e a outra na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), nesta terça (19), às 10h30.   


Em seguida, Alessi levará sua apresentação para Belo Horizonte, na Casa Fiat de Cultura (20/03, às 19h30); Brasília, na Embaixada da Itália (21/03, às 16h); e Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, no Auditório CAC (22/03, às 10h). Todas as palestras têm entrada gratuita.   


"A história do design italiano pode ser entendida como uma narração que atravessa algumas das aventuras mais paradigmáticas do nosso país. Das vicissitudes familiares no tempo do nascimento da famosa Moka Bialetti ao sucesso global da poltrona Sacco, de Zanotta, são inúmeras as anedotas envolvidas na criação de alguns dos mais famosos ícones do Made in Italy. O design italiano é, em primeiro lugar, um grande romance, repleto de personagens, lugares e atmosferas, que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo", diz Alessi.   


A jornalista também cita a criação do espremedor de frutas "Juicy Salif", pelo famoso designer Philippe Starck, em 1990, para a empresa italiana Alessi, e o "Manuale di Autoprogettazione", de Enzo Mari, um projeto "faça você mesmo" de desenhos e instruções para a montagem de móveis.   


Também com o apoio do Ministério dos Bens Culturais e do Turismo, da agência de promoção de exportações ICE e do Salão do Móvel de Milão, o "Italian Design Day" acontece em mais de 200 cidades do mundo.   


Outros eventos - O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro realiza nesta quarta-feira (20), a partir das 10h, uma série de palestras sobre o design "made in Italy".   


O evento reunirá professores e representantes de instituições de ensino italianas de design, como Universidade de Bolonha, o Instituto Europeu de Design, a Alma Business School e o Instituto Marangoni, que também terão estandes de orientação de carreiras.   


O IIC ainda oferecerá balcões de informação sobre o processo de admissão em universidades italianas e uma sessão de cinema, das 14h às 17h, com documentários e curtas sobre o setor criativo.   


Já o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo promove, no próximo sábado (23), a oficina "Das coisas nascem coisas", no Museu da Casa Brasileira (MCB), com a artista gráfica Laura Teixeira. O evento é focado na obra do designer e inventor Bruno Munari, que será tema de uma exposição no MCB a partir de setembro.   


Seis dias depois, em 29 de março, o professor de urbanismo da Universidade de Palermo Maurizio Carta fará na sede do IED a palestra "Design e criatividade como elementos transformadores dos territórios urbanos". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.