Topo

EasyJet se retira de negociações sobre Alitalia

18/03/2019 11h49

ROMA, 18 MAR (ANSA) - A companhia aérea britânica EasyJet anunciou nesta segunda-feira (18) sua saída das negociações para a compra da Alitalia, maior empresa italiana do setor e que está sob intervenção do governo.   

A EasyJet negociava com a Ferrovie dello Stato (FS), estatal que controla o setor ferroviário na Itália, e a empresa americana Delta a criação de uma joint venture para resgatar a Alitalia.   

"Após conversas com Ferrovie dello Stato e Delta Airlines sobre a criação de um consórcio que avaliasse as opções para as futuras operações da Alitalia, a EasyJet decidiu se retirar do processo", diz uma nota da companhia britânica, sem explicar os detalhes de sua decisão.   

"Continuaremos investindo nas bases de Milão, Nápoles e Veneza, como fizemos nos últimos anos, acrescentando rotas e capacidades", conclui o comunicado. A FS já se ofereceu para comprar 100% da Alitalia, desde que a entrada futura de acionistas privados reduza essa cota para 51%.   

O governo italiano, que interviu na administração da empresa aérea em maio de 2017, já declarou a intenção de transformá-la em uma "companhia de bandeira", ou seja, controlada pelo Estado.   

Os atuais acionistas da Alitalia são a holding Compagnia Aerea Italiana (51%) e o grupo árabe Etihad Airways (49%).   

O CEO da FS, Gianfranco Battisti, retornou nesta segunda-feira de uma missão nos Estados Unidos, durante a qual se reuniu com o CEO da Delta, Ed Bastian, que teria se comprometido a participar da operação. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.