Topo

Renault estuda fusão com Nissan e compra da FCA, diz jornal

27/03/2019 14h13

MILÃO, 27 MAR (ANSA) - Após a derrocada do executivo brasileiro Carlos Ghosn, a Renault estaria planejando concluir dentro de 12 meses uma fusão com a Nissan e a Mitsubishi e, na sequência, comprar o grupo ítalo-americano Fiat Chrysler Automobiles (FCA).   

A informação é do jornal britânico Financial Times, mas não foi confirmada por nenhuma das partes envolvidas. Segundo o diário, o plano faz parte da nova estratégia da montadora francesa após a saída de Ghosn, que é acusado de fraude fiscal no Japão e passou 108 dias na cadeia.   

Atualmente, a Renault tem 43% das ações da Nissan, enquanto os japoneses controlam 15% do grupo francês - as duas montadoras formam uma aliança automotiva com a Mitsubishi, e a Nissan já declarou que deseja rever os termos da parceria.   

Ainda de acordo com o Financial Times, a recente criação de um conselho da aliança franco-japonesa, guiado por Jean-Dominique Senard, aumentou os rumores sobre a fusão. Com a eventual união concluída, o grupo resultante buscaria uma aquisição para fazer frente à Volkswagen e à Toyota no mercado global.   

A FCA já entrara na mira de Ghosn cerca de três anos atrás, mas o projeto foi abortado pelo governo da França, que tem 15% das ações da Renault. O grupo ítalo-americano, por sua vez, também estaria atrás de um parceiro.   

"A prioridade absoluta para o Estado francês é a aliança Renault-Nissan", desconversou o porta-voz do governo, Benjamin Griveaux. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.