Com missa para 10 mil pessoas, Papa conclui visita a Marrocos
RABAT, 31 MAR (ANSA) - O papa Francisco encerrou neste domingo (31) sua viagem oficial ao Marrocos, dedicando todo o dia para a comunidade católica local, que é minoria entre a população. Pela manhã, ele visitou um centro rural de serviços sociais em Temara, no subúrbio da capital, Rabat. Depois, Francisco se reuniu com sacerdotes e religiosos na Catedral de Rabat. Mas o ponto alto da jornada foi a missa celebrada pela tarde no Complexo Esportivo Príncipe Moulay Abdellah, que atraiu um público de 10 mil pessoas. A missa se tornou a maior da história do país. "Certamente, existem muitas circunstâncias que podem alimentar a divisão e o conflito. São inegáveis as situações que podem levar ao confronto e à divisão. Somos sempre ameaçados pela tentação de acreditar no ódio e na vingança como formas legítimas para obter justiça de modo rápido e eficaz", disse o Papa durante a missa, fazendo um apelo pela convivência inter-religiosa. "No entanto, a experiência nos diz que o ódio, a divisão e a vingança não fazem nada senão matar a alma, envenenar a esperança dos nossos filhos, destruir e levar embora tudo que amamos", destacou Francisco, pedindo que as pessoas vivam "como irmãos, e não como inimigas".
Um dos principais objetivos de Jorge Mario Bergoglio em sua viagem ao Marrocos era promover o diálogo inter-religioso e tratar de temas migratórios. Ontem, ele se dedicou a reuniões com líderes políticos locais e representantes da comunidade muçulmana. "Invoco o Deus onipotente para a prosperidade do Reino do Marrocos, pedindo que faça crescer a fraternidade e a solidariedade entre os cristãos e muçulmanos", escreveu o Papa no livro de visitas do Mausoléu de Mohammed V, em Rabat, no sábado.
Em reunião com o rei Mohammed VI, Francisco e o monarca também fizeram um apelo para a preservação da "Cidade Santa de Jerusalém como patrimônio comum da humanidade e, sobretudo, para os fieis das outras três religiões monoteístas". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.