Topo

No Coliseu, Papa reza por ?cruzes e crucificados? do

19/04/2019 18h38

ROMA, 19 ABR (ANSA) - O papa Francisco presidiu na noite desta sexta-feira (19) a Via Sacra no Coliseu, em Roma, como parte das celebrações do rito de Páscoa. O líder católico dedicou suas orações ao que chamou de "cruzes" e "crucificados" do mundo, ou seja, desafios e problemas enfrentados pelas sociedades atuais. A Via Sacra começou com uma meditação de Jorge Mario Bergoglio sobre seres humanos vítimas de tráfico. Depois, ao fim das 14 estações, o Papa fez orações pelas "cruzes" e "crucificados" do mundo, como a imigração e os migrantes, a pedofilia, a fome e as divisões na Igreja Católica. Também foram lembradas as famílias que sofrem com as separações e traições, e os idosos abandonados.   

"Entre as cruzes do mundo há a dos migrantes, que encontram as portas fechadas por causa do medo, e corações blindados por cálculos políticos", disse Jorge Mario Bergoglio. As meditações da Via Sacra deste ano foram confiadas à freira italiana Eugenia Bonetti, missionária que se dedica a resgatar jovens e mulheres do tráfico de seres humanos e da prostituição.   

Durante as 14 estações, foram lembradas as vítimas do tráfico de seres humanos, os menores explorados, as mulheres obrigadas à prostituição e os migrantes.   

"Com Cristo e com as mulheres no caminho da cruz", a religiosa, presidente da Associação "Slaves no More", quis percorrer "junto a todos os pobres, aos excluídos da sociedade e aos novos crucificados da história de hoje, vítimas dos nossos fechamentos, dos poderes e das legislações, da cegueira e do egoísmo, mas sobretudo do nosso coração endurecido pela indiferença", informou a Santa Sé.   

A celebração da Via Sacra foi acompanhada por milhares de pessoas em Roma, pela noite. À tarde, Francisco celebrou a missa da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro, no Vaticano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.