Topo

Gaza e Israel trocam agressões na véspera do Ramadã

04/05/2019 11h49

TEL AVIV E GAZA, 04 MAI (ANSA) - Em mais um dia de tensão no Oriente Médio, o Hamas e a Jihad Islâmica dispararam neste sábado (4) mais de 150 mísseis contra Israel, que, por sua vez, bombardeou cerca de 30 alvos dos dois grupos na Faixa de Gaza.   

O saldo até o momento é de um palestino morto e uma israelense gravemente ferida. Os mísseis fizeram soar sirenes de alarme em cidades como Beit Dagan, Kiryat Gat e Bet Shemesh, ao sul de Tel Aviv. Um deles atingiu uma escola, que estava fechada para o repouso sabático.   

Outro acertou uma casa perto da cidade de Ashkelon, mas o casal que mora no local conseguiu se refugiar a tempo em um cômodo blindado. Já Israel fechou a fronteira com Gaza nas passagens de Eretz (para pessoas) e de Kerem Shalom (mercadorias).   

"A resistência continua pronta a reagir aos crimes cometidos pela ocupação, não permitirá que seja derramado sangue de nosso povo e está determinada a defendê-lo", disse um porta-voz do Hamas.   

A Jihad Islâmica, por sua vez, ameaçou atacar a central nuclear de Dimona, o Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, e os portos de Ashdod e Haifa. Na última sexta, violentos protestos deixaram quatro palestinos mortos na Faixa de Gaza, incluindo dois membros do Hamas. A escalada da tensão acontece na véspera do início do Ramadã, o mês sagrado do Islã, em um dia de mercados lotados no território palestino. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.