Topo

Promotoria da Suécia pede prisão de Julian Assange

20/05/2019 09h46

COPENHAGUE, 20 MAI (ANSA) - A Promotoria da Suécia apresentou nesta segunda-feira (20) um pedido formal de prisão contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela acusação de estupro.   

O pedido tem como objetivo que algum tribunal emita a ordem de prisão contra o australiano, que já está detido em Londres.   

No último dia 13 de maio, a Justiça sueca reabriu o processo no qual Assange é acusado por crimes sexuais, os quais teriam ocorrido em agosto de 2010, em Estocolmo.   

"Solicito ao tribunal a detenção de Assange em sua ausência por suspeitas de estupro", disse, em um comunicado, a vice-promotora sueca, Eva Marie Persson. Em 11 de abril, Assange foi expulso da embaixada do Equador em Londres, onde estava refugiado desde 2012 para evitar sua prisão e extradição à Suécia. Ele, porém, perdeu o apoio do governo equatoriano, o qual alegou que Assange violou as normas do asilo.   

Expulso da embaixada, as autoridades britânicas prenderam o australiano e o condenaram a 50 semanas de detenção por ter violado seu acordo de fiança, fechado em 2011 com a Justiça da Inglaterra, para evitar a extradição à Suécia. Assange ainda corre o risco de ser extraditado aos Estados Unidos, onde é acusado de conspiração por tentar acessar computadores do governo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.