Topo

Primeiro-ministro Narendra Modi vence eleições na Índia

23/05/2019 13h06

NOVA DÉLHI, 23 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conquistou nesta quinta-feira (23) uma vitória contundente nas eleições legislativas do país, realizadas em sete datas entre 11 de abril e 19 de maio.   

Dados ainda não definitivos da comissão eleitoral mostram que o conservador Partido Popular da Índia (BJP), que prega o nacionalismo hindu, lidera a disputa por 299 dos 542 assentos da Câmara Baixa do Parlamento - para ter maioria, uma legenda precisa assegurar 272 cadeiras.   

A principal força de oposição, o social-democrata Congresso Nacional Indiano, de Rahul Gandhi, lidera a corrida por 50 assentos. Considerando toda a Aliança Democrática Nacional (NDA), coalizão encabeçada pelo BJP, o número de cadeiras do governo pode chegar a 345.   

"Crescemos juntos, prosperamos juntos, e juntos construiremos uma Índia forte e inclusiva. A Índia venceu mais uma vez", disse Modi, que está no poder desde 2014. Gandhi, por sua vez, reconheceu a derrota, inclusive em seu próprio distrito eleitoral, Amethi, antigo bastião da família no estado de Uttar Pradesh.   

"Parabéns a Narendra Modi por ter vencido as eleições legislativas na Índia. A vitalidade e o dinamismo da democracia indiana se confirmaram", escreveu no Twitter o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.