Topo

Quadro de Da Vinci retorna à Itália após 35 anos

23/05/2019 12h24

PERUGIA, 23 MAI (ANSA) - O quadro Madonna Benois, do gênio Leonardo Da Vinci, retornará à Itália após 35 anos para uma exposição em Perugia, na região da Úmbria, entre os dias 4 de julho e 4 de agosto.   


A pintura, que retrata a Virgem Maria brincando com uma criança em seu colo, é uma das coleções do Museu Hermitage, de São Petersburgo, na Rússia. Antes de chegar em Perugia, o quadro ficará exposto em Fabriano, nas região das Marcas, de 1º a 30 de junho.   


O quadro é um dos principais trabalhos de Da Vinci quando era mais jovem. A pintura teria sido pintada entre 1478 e 1480, além de ter sido uma das obras do gênio italiano que marcou sua independência do mestre Andrea del Verrocchio.   


A exposição da pintura na Itália é mais uma das diversas iniciativas no país em comemoração aos 500 anos da morte de Da Vinci.   


"A Madonna desceu do trono em que os artistas do século 15 a tinham colocado e foi se sentar em um banco, em uma sala de um lar habitado ", explicou Tatiana Kustodieva, do departamento de arte do Museu Hermitage.   


O Madonna Benois entrou nas coleções do museu russo em 1914, após ser vendido por Marija Aleksandrovna Benois, que o herdou de seu avô paterno, um comerciante em Astracã. Ela vendeu o quadro por um valor inferior ao do mercado, sob a condição que a pintura "permanecesse na Rússia".   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.