Topo

COI faz avaliação de Milão e Cortina para Jogos de Inverno

24/05/2019 10h17

ROMA, 24 MAI (ANSA) ? O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou nesta sexta-feira (24) que a candidatura de Milão e Cortina d'Ampezzo para sediar os Jogos de Inverno de 2026 possui os "elementos-chave" para realizar uma Olimpíada de "sucesso". O comitê de avaliação do COI, liderado por Octavian Morariu, avaliou positivamente a candidatura italiana. Além disso, a entidade afirmou que as duas cidades do país da bota possuem um "forte apoio" do governo, do setor privado e da sociedade civil.   


"Os elementos-chave para qualquer Olimpíada de sucesso incluem uma visão clara alinhada com metas de desenvolvimento de longo prazo, um plano sólido de ação, apoio constante de todos os setores e a melhor experiência possível para os atletas. Milão e Cortina satisfazem todos esses critérios", declarou o comitê, em um relatório publicado pelo COI.   


No relatório, os avaliadores elogiaram a paisagem das duas cidades italianas e afirmaram que a competição seria "uma vitrine" para o norte do país.   


Já sobre a candidatura de Estocolmo e Are, na Suécia, única rival da Itália, o COI declarou que a capital do país escandinavo não assinou o contrato de cidade-sede. Além disso, o relatório explicou que a capital sueca poderá "alugar instalações esportivas" para os Jogos de Inverno.   


Milão e Cortina d'Ampezzo ficam a 350 quilômetros de distância uma da outra e dividirão as provas dos Jogos caso vençam a disputa contra Estocolmo, na Suécia. Milão é a capital financeira e segunda maior cidade da Itália, enquanto Cortina, sede dos Jogos de Inverno de 1956, é uma das principais estações de esqui do país.   


A candidatura italiana também incluiria Turim, mas disputas políticas acabaram tirando a capital do Piemonte. O COI deve anunciar a vencedora em setembro.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.