Topo

'Futebol é o esporte mais belo do mundo', diz Papa

24/05/2019 13h35

CIDADE DO VATICANO, 24 MAI (ANSA) - O papa Francisco, torcedor do San Lorenzo de Almagro, afirmou nesta sexta-feira (24) que o futebol é o "esporte mais belo do mundo".   


A declaração foi dada no Vaticano, durante o evento "O futebol que amamos", organizado pelo jornal La Gazzetta dello Sport, pela Federação Italiana de Futebol (Figc), pela Lega Serie A e pelo Ministério da Educação da Itália.   


"Muitos definem o futebol como esporte mais belo do mundo. Eu penso do mesmo jeito, mas é uma opinião pessoal", disse o líder da Igreja Católica. Em seguida, no entanto, Jorge Bergoglio alertou que alguns fenômenos "mancham" a beleza e a natureza do futebol, como os interesses financeiros.   


"Por favor, protejam o amadorismo. Que a beleza do futebol não termine no 'Dou para que dês' dos negócios financeiros. Não se esqueçam de onde vocês começaram, aquele campo na periferia, aquele pequeno clube... Desejo que vocês sintam sempre gratidão pela sua história, feita de sacrifícios, vitórias e derrotas", acrescentou.   


A audiência contou com a presença de cerca de 6 mil pessoas, entre técnicos, dirigentes, jovens e pais de aspirantes a jogadores, além de estrelas do mundo do futebol, como o atacante camaronês Samuel Eto'o, o técnico da Itália, Roberto Mancini, e o vice-presidente da Inter de Milão, Javier Zanetti. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.