Topo

Itália abrirá agência consular em Vitória

14/06/2019 16h24

SÃO PAULO, 14 JUN (ANSA) - O subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, senador Ricardo Merlo, anunciou nesta quinta-feira (13) a abertura de uma agência consular em Vitória, no Espírito Santo, atendendo a uma demanda antiga da ampla comunidade italiana local.   

A novidade foi confirmada durante uma visita de Merlo ao Espírito Santo, acompanhado do diretor-geral da Farnesina para os Italianos no Exterior, Luigi Maria Vignali, do embaixador da Itália em Brasília, Antonio Bernardini, do cônsul-geral italiano no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, e do cônsul honorário Roger Gaggiato - atualmente, a comunidade capixaba ítalo-descendente é atendida pelo consulado no Rio.   

"No Brasil, junto ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciando a abertura da agência consular em Vitória", escreveu Merlo no Twitter. Em sua passagem pela capital capixaba, a primeira de um membro do governo italiano por essa região do Brasil, ele avaliou possíveis sedes para os novos escritórios consulares.   

"Seguimos trabalhando pelos nossos italianos no mundo, cientes de que, apesar dos importantes resultados alcançados nos últimos meses, ainda há muito a se fazer", declarou Merlo. "Existe um projeto e uma vontade do governo de aumentar a presença consular nos estados com grandes comunidades italianas", disse Bernardini em entrevista à ANSA.   

A próxima etapa de Merlo é em Florianópolis, que também pleiteia a abertura de um consulado. "Após a inauguração da nova sede do Consulado-Geral em Recife, trabalhamos para reforçar a rede consular em todo o Brasil", acrescentou Merlo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.