Topo

Salvini visita EUA para fortalecer aliança com governo Trump

16/06/2019 15h14

ROMA E SÃO PAULO, 16 JUN (ANSA) - Após suas recentes vitórias nas eleições europeias e municipais, o ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, embarca neste domingo (16) para sua primeira viagem oficial aos Estados Unidos, na tentativa de fortalecer a aliança com o governo de Donald Trump.   

"Vou tratar do papel da Itália no mundo e da aliança que foi e continua sendo a mais forte entre a Itália e os Estados Unidos", afirmou Salvini na última semana. Durante sua visita de dois dias ao território norte-americano, Salvini se reunirá nesta segunda-feira (17), em Washington, com o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e o secretário de Estado, Mike Pompeo. A agenda oficial do italiano não inclui um encontro com o republicano, mas existe rumores de que ocorra um diálogo entre os líderes.   

Antes de embarcar, o vice-premier da Itália publicou uma mensagem em sua conta no Twitter fazendo referência aos compromissos. "Espero poder trazer sua voz clara e fortemente durante esta visita", escreveu.   

Além disso, ele anunciou que os principais assuntos que serão debatidos durante a viagem serão economia, a crise imigratória e a luta contra o terrorismo.   

Um dos objetivos de Salvini também é lançar a Itália como o aliado mais confiável de Trump na Europa, numa época em que existe as incertezas da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, e as espinhosas relações dos Estados Unidos com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron.   

O líder do partido ultranacionalista Liga é um dos simpatizantes com a administração de Trump, principalmente por seus pensamentos comuns no que diz respeito às políticas econômicas e de imigração, segundo informou Salvini à "NBC News". Para ele, é extremamente importante para a Itália ter um bom relacionamento com o governo norte-americano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Mais Internacional