Topo

Dívida pública da Itália bate novo recorde em abril

17/06/2019 10h41

ROMA, 17 JUN (ANSA) - Sob ameaça de uma denúncia da União Europeia por causa de violações das normas fiscais do bloco, a Itália viu sua dívida pública bater um novo recorde em abril, chegando à marca inédita de 2,373 trilhões de euros.   

O número foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco da Itália (banco central do país) e confirma a tendência de alta no endividamento da terceira economia da zona do euro.   

Esse valor equivale a mais de 130% do Produto Interno Bruto (PIB) da Itália, que tem a segunda maior dívida da área da moeda comum, atrás apenas da Grécia.   

Segundo cálculos da entidade de defesa do consumidor Codacons, o débito público italiano representa um peso de 39,23 mil euros para cada cidadão do país.   

Apesar desse contexto, o governo italiano opera em déficit em 2019 e prevê encerrar o ano com um rombo fiscal de 2,4% do PIB, o que deve pressionar a dívida.   

A perspectiva de um aumento do endividamento fez a Comissão Europeia cobrar explicações sobre as políticas fiscais do país e afirmar que é "justificável" uma denúncia por violações das regras orçamentárias do bloco.   

O governo italiano, que diz possuir dados que mostram uma aceleração da economia e a desaceleração do déficit, tem até o fim da semana para se explicar. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.