Topo

Multidão presta última homenagem a Zeffirelli em Florença

18/06/2019 12h10

FLORENÇA, 18 JUN (ANSA) - Pelo menos mil italianos e turistas de todo o mundo prestaram nesta terça-feira (18) a última homenagem ao cineasta italiano Franco Zeffirelli, morto no último sábado (15) aos 96 anos de idade, em seu funeral em Florença. O corpo foi velado no Palazzo Vecchio, sede da Prefeitura de Florença, desde segunda-feira (17), quando foi recebido sob aplausos por uma multidão reunida na Piazza della Signoria.   


Hoje, o funeral foi realizado na Catedral Santa Maria Fiore de Florença, durante cerimônia dirigida pelo cardeal Angelo Betori.   


O caixão chegou na igreja por volta das 11h15 (horário local) acompanhado pela histórica procissão florentina após uma breve pausa de um minuto de silêncio na praça em frente à sede da Fundação Zeffirelli. "Nós celebramos um espírito livre, um grande artista, um gênio italiano. Sua cidade de Florença, que nem sempre o celebrou e reconheceu como em outras partes do mundo, finalmente o acolheu, abraçando-o com orgulho, com firmeza, com amor, como ele sempre quis", disse Gianni Letta, presidente honorário da fundação Zeffirelli.   


Além de Letta, a cerimônia também reuniu representantes de instituições civis e militares. Entre os presentes na despedida estavam o ministro italiano da Cultura, Alberto Bonisoli, a prefeita Laura Lega, o governador Enrico Rossi, o prefeito Dario Nardella.   


O funeral terminou às 13h (horário local), quando o caixão, sob aplausos, foi retirado da Catedral. O corpo do artista repousará na capela familiar do cemitério das Portas Santas da cidade italiana. Franco Zeffirelli era um dos mais famosos cineastas da Itália e autor da mais célebre versão para o cinema do clássico "Romeu e Julieta", de William Shakeaspeare, além de outros mais de 20 filmes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.