Topo

Trump impõe sanções contra líder supremo do Irã

24/06/2019 14h54

NOVA YORK, 24 JUN (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (24) sanções contra o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, a quem acusa de "patrocinar o terrorismo".   

Ao assinar o decreto, Trump afirmou que Khamenei é responsável pela "conduta hostil" do país. As sanções impedem o aiatolá e seu entorno mais próximo de acessarem serviços financeiros sob jurisdição americana.   

"Não buscamos um conflito com o Irã, mas posso dizer que não permitiremos que Teerã tenha armas nucleares", declarou o presidente, que prometeu manter a "pressão" sobre o país persa.   

"As sanções são uma resposta forte e proporcional às ações do Irã", acrescentou Trump. O Irã derrubou na semana passada um drone militar dos Estados Unidos e também é acusado de atacar navios petroleiros no Golfo de Omã.   

Segundo o próprio Trump, ele esteve prestes a ordenar um ataque contra o país, mas acabou desistindo 10 minutos antes do início da ação. Os EUA, no entanto, lançaram um ataque cibernético contra o sistema de mísseis e radares iraniano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.