Topo

Nápoles realiza cerimônia de abertura da Universíade

03/07/2019 20h09

NÁPOLES, 03 JUL (ANSA) - O Estádio San Paolo, em Nápoles, recebe nesta quarta-feira (3) a cerimônia de abertura da 30ª edição da Universíade de Verão, segunda maior competição poliesportiva do mundo.   


O presidente da Itália, Sergio Mattarella, declarou oficialmente a abertura do torneio.   


"É com o conhecimento que este grande evento esportivo contribuirá para o fortalecimento dos laços entre os países do mundo que declaro aberta a 30ª edição da Universíade", disse Mattarella.   


A casa do time do Napoli ficou lotada para a festa de abertura da competição. Além de Mattarella, também marcaram presença no evento o presidente da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, o governador da região da Campânia, Vincenzo De Luca, e o prefeito de Nápoles, Luigi De Magistris.   


"Como prefeito de Nápoles saúdo todos os atletas neste belo estádio, mas acima de tudo dou boas vindas para todos na cidade das mil cores, do esporte, dos jovens, da paz, da hospitalidade e da cidade do amor. Meu desejo e o de todos os napolitanos é que vocês possam passar dias de fortes emoções em nossa cidade", afirmou De Magistris.   


No desfile das nações que participarão da Universíade, a porta-bandeira da Itália na cerimônia de abertura foi a nadadora Ilaria Cusinato, de apenas 19 anos de idade. Nápoles também convidou 40 jovens refugiados da África e do Oriente Médio para participarem da festa. Eles levaram as placas com os nomes dos países durante o desfile.   


"Estou em Nápoles há alguns meses e é uma cidade muito acolhedora. Saí da Síria, morei por um tempo na Arábia Saudita e depois da Sicília cheguei em Nápoles", explicou Emad, que é um dos refugiados.   


Outro momento emocionante foi quando Mattarella se encontrou com a pequena Noemi, uma garota que ficou gravemente ferida no último dia 3 de maio em uma emboscada planejada pela máfia Camorra.   


Essa será a quinta vez que a Itália receberá a Universíade. Na edição passada da competição, em 2017, o país europeu conquistou 32 medalhas, entre elas nove de ouro. O torneio foi disputado em Taipé.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.