Topo

Irã indica possível diálogo com EUA sobre mísseis balísticos

16/07/2019 13h23

TEERÃ, 16 JUL (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, indicou nesta terça-feira (16) que o programa de mísseis do país poderá ser um tema na mesa de negociações com os Estados Unidos. Em entrevista à rede de TV norte-americana NBC News, o chanceler reiterou que o governo iraniano não quer uma guerra com os Estados Unidos, mas só iniciará as conversas se o governo de Donald Trump retirar as sanções que impôs a Teerã, além de voltar ao acordo nuclear de 2015, o qual abandonou no ano passado. Zarif, que está em Nova York em visita às Nações Unidas, também condicionou as negociações sobre o programa de mísseis na suspensão das vendas de armas dos EUA para seus aliados na região da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. O chanceler iraniano destacou que os EUA e seus aliados são os culpados pela turbulência no Oriente Médio e ressaltou que os gastos militares da Arábia Saudita são quatro vezes maiores do que os do Irã. Segundo Zarif, o Irã gastou apenas US$ 16 bilhões em suas forças armadas no ano passado, enquanto a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos gastaram US$ 67 bilhões e US $ 22 bilhões em armas, respectivamente.   

"Estes são os armamentos americanos que estão entrando em nossa região, tornando nossa região pronta para explodir, então se eles quiserem discutir sobre mísseis balísticos, eles precisam primeiro parar de vender todas essas armas, incluindo mísseis, para nossa região", afirmou.   

Por fim, Zarif lembrou que Teerã mantém há muito tempo um programa de mísseis balísticos, sob o controle da Guarda Revolucionária, apenas com objetivo defensivo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.