Topo

Aos 93 anos, morre o escritor italiano Andrea Camilleri

17/07/2019 07h47

ROMA, 17 JUL (ANSA) - Morreu nesta quarta-feira (17), aos 93 anos de idade, o escritor italiano Andrea Camilleri, que estava internado havia exatamente um mês no Hospital Santo Spirito, em Roma, devido a uma parada cardiorrespiratória.   


"Suas condições críticas se agravaram nas últimas horas, comprometendo as funções vitais", diz um boletim divulgado pelo hospital. Por vontade da família, o funeral será privado, e o local da sepultura será divulgado apenas depois do enterro.   


Camilleri é autor da série policial best-seller protagonizada pelo delegado Salvo Montalbano e que vendeu mais de 30 milhões de cópias na Itália. "Adeus a Andrea Camilleri, pai de Montalbano e narrador incansável da sua Sicília", escreveu no Twitter o ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini.   


Já o ministro do Desenvolvimento Econômico e também vice-premier Luigi Di Maio disse que a Sicília "perde um filho" e que a Itália "vê ir embora um magnífico mestre da vida". "Adeus, Andrea Camilleri, você fará falta", acrescentou.   


A Conferência Episcopal Italiana (CEI), por sua vez, destacou que a obra de Camilleri apontou o dedo "contra a máfia e a exploração de migrantes". A Polícia de Estado também se manifestou e disse que o delegado Montalbano revela muito do trabalho da corporação, "jogando luz na humanidade dos agentes que estão a serviço da comunidade".   


Nascido em Porto Empedocle, na Sicília, em 6 de setembro de 1925, Camilleri foi roteirista e diretor de teatro e televisão, mas teve uma carreira tardia como escritor: seu primeiro romance, "Il corso delle cose" ("O rumo das coisas", em tradução livre), foi publicado em 1978, mas a série literária que o tornaria famoso no mundo inteiro estreou apenas em 1994, com "A forma da água".   


A saga do delegado Montalbano também foi adaptada para a televisão, com Luca Zingaretti no papel de protagonista. "Agora você vai embora e me deixa com uma sensação de vazio, mas sei que a cada vez que eu disser, ainda que sozinho, na minha cabeça, 'Montalbano presente!', onde quer que você esteja, dará um sorriso", escreveu o ator no Instagram.   


Ao longo de sua carreira, Camilleri publicou mais de 100 livros, 27 deles protagonizados pelo delegado Montalbano. A série de TV inspirada na saga já soma mais de 1,2 bilhão de telespectadores.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.