Topo

Irã apreende navio britânico no Estreito de Ormuz

19/07/2019 15h35

ROMA, 19 JUL (ANSA) - O Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica, guarda revolucionária do Irã, anunciou nesta sexta-feira (19) a apreensão de um navio petroleiro do Reino Unido no Estreito de Ormuz.   

A ação acontece cerca de duas semanas depois de as autoridades de Gibraltar, enclave britânico na Espanha, terem sequestrado um navio iraniano, o Grace 1, acusado de violar sanções internacionais ao tentar levar petróleo a uma refinaria na Síria.   

A imprensa do Reino Unido diz que o governo da primeira-ministra Theresa May está "avaliando a situação". O navio apreendido se chama Stena Impero e pertence à empresa Stena Bulk.   

Por meio de uma nota, a companhia diz que o navio foi abordado por pequenas embarcações e um helicóptero durante sua passagem pelo Estreito de Ormuz, em "águas internacionais". "No momento não conseguimos contatar o navio, que está navegando rumo ao Irã", afirma o comunicado.   

A Stena Bulk diz que a tripulação é formada por 23 marinheiros e que não há notícias de feridos. O Irã já havia ameaçado responder à apreensão do Grace 1 em Gibraltar e na semana passada foi acusado de tentar sequestrar um petroleiro britânico no Golfo Pérsico.   

Segundo o Reino Unido, aquela ação só não foi concluída por causa da presença de um navio de guerra do país na região. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.