Topo

Manifestantes são agredidos em estação de Hong Kong

22/07/2019 10h01

SÃO PAULO, 22 JUL (ANSA) - Dezenas de manifestantes foram agredidos em uma estação de metrô na noite de domingo (21), em Hong Kong, em um episódio que pode acirrar ainda mais a tensão política no território que pertence à China. Ao todo, 36 pessoas ficaram feridas na estação de Yuen Long.   

Elas foram atacadas por volta da meia-noite local, por um grupo de homens armados com paus e barras de metal.   

Os agressores vestiam camisetas brancas, enquanto as vítimas usavam roupas pretas, cor predominante na manifestação que tomou conta novamente das ruas de Hong Kong no domingo, pedindo aberturas democráticas. A polícia local tem sido criticada pela demora em agir para conter as agressões e por falhar em proteger os manifestantes dos ataques da oposição.   

O protesto de ontem foi o sétimo fim de semana consecutivo em que moradores de Hong Kong se manifestaram contra o governo pró-Pequim do território semiautônomo. As manifestações começaram em junho, como reação a um projeto de lei que autorizaria pessoas acusadas por qualquer crime em Hong Kong a serem extraditadas para a China continental. Apesar do governo suspender o projeto devido às críticas, as manifestações continuaram.   

Os manifestantes exigem a renúncia da chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, que tem o apoio de Pequim, bem como a retirada definitiva do projeto de lei de extradições, uma investigação independente sobre a violência policial, a anistia das pessoas presas, entre outras demandas de cunho de abertura democrática.   

Agora, grupos contrários e favoráveis ao governo de Hong Kong se dividem pelas ruas. No sábado (20), os manifestantes que apoiam o governo e a polícia organizaram um ato próprio. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.