Topo

Partido de Zelenskiy vence eleições legislativas na Ucrânia

22/07/2019 17h10

ROMA, 22 JUL (ANSA) - O partido do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta segunda-feira (22) ter obtido a maioria absoluta no Parlamento durante as eleições legislativas realizadas no último domingo (21).   

Segundo dados da Comissão Eleitoral Central da Ucrânia, a legenda "Servo do Povo" recebeu cerca de 44% dos votos, o que lhe garantirá uma maioria de pelo menos 248 dos 450 lugares do Parlamento. Entre os partidos mais votados ainda há o Plataforma da Oposição, com quase 13% dos votos de lista partidária; o Solidariedade Europeia, sigla do ex-presidente da Ucrânia Petro Poroshenko, com 8,7%; o Pátria, da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, que obteve 8%.   

Além disso, com mais de 5% necessários para entrar no Parlamento, está o Golos, partido recém-fundado pelo astro de rock Svyatoslav Vakarchuk.   

Zelensky é um novato na política e venceu de maneira esmagadora as eleições presidenciais em abril passado. No entanto, o ex-comediante enfrentava um gabinete e um Parlamento hostis, mais leais ao seu antecessor, Petro Poroshenko, o que estava reduzindo sua capacidade de gestão. Por isso, convocou eleições antecipadas. Zelensky ficou famoso por interpretar um presidente fictício no seriado de TV cujo título dá nome a seu partido. Ele se elegeu ao prometer ser uma alternativa a um establishment político manchado por escândalos de corrupção. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.