Topo

Submarino desaparecido há 50 anos é encontrado na França

22/07/2019 16h15

PARIS, 22 JUL (ANSA) - O submarino francês "La Minerve", desaparecido desde 1968 com 52 tripulantes a bordo, foi encontrado na costa de Toulon, no sudeste da França, informaram as autoridades do país europeu nesta segunda-feira (22).   

O anúncio da descoberta foi feito pela ministra do Exército da França, Florence Parly, em uma publicação no Twitter. "Acabamos de encontrar La Minerve. É um sucesso, um alívio e uma proeza técnica. Penso nas famílias que esperaram tanto tempo por este momento", escreveu. A relíquia foi localizada a 2,370 metros de profundidade, a 45 km da cidade de Toulom, pelo navio americano "Seabed Constructor". A embarcação, da empresa Ocean Infinity, é a mesma que localizou o submarino argentino "San Juan" em novembro de 2018. Em outubro do ano passado, os familiares dos militares fizeram um apelo para que as buscas pelo "La Minerve" fossem retomadas, o que aconteceu apenas no último dia 4.   

De acordo com Parly, a descoberta foi possível graças à uma campanha iniciada em decorrência dos avanços tecnológicos em exploração submarina, principalmente pelo uso de drones e novos sonares. Uma cerimônia em homenagem às vítimas será realizada nos próximos dias. O submarino carregava 52 marinheiros a bordo quando desapareceu perto do porto de Toulon, na costa sul da França, em 27 de janeiro de 1968. Até o momento, não foram esclarecidas as circunstâncias que levaram o "La Minerve" a afundar. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Mais Internacional