Topo

Barco italiano é apreendido pela Guarda Costeira da Líbia

23/07/2019 15h04

ROMA, 23 JUL (ANSA) - Um barco pesqueiro italiano foi apreendido nesta terça-feira (23) pela Guarda Costeira da Líbia perto do litoral de Sirte e levado para a cidade de Misurata, controlada por milícias fiéis ao primeiro-ministro de união nacional Fayez al Sarraj.   

Por meio de uma nota, o Ministério das Relações Exteriores da Itália diz que os motivos do sequestro "ainda não estão claros", mas ressalta que o episódio ocorreu em "águas de alto risco" e "desaconselhadas" pelas autoridades de Roma.   

"O ministro Enzo Moavero deu instruções para o embaixador Giuseppe Buccino trabalhar prontamente com máxima eficácia para garantir a rápida libertação da tripulação", afirma o comunicado. O barco, chamado "Tramontana", é de Mazara del Vallo, na Sicília, e tem sete marinheiros, sendo cinco italianos e dois tunisianos.   

A Guarda Costeira da Líbia foi treinada e equipada pela Itália, que quis passar ao país africano, fragmentado por oito anos de guerras de milícias, a tarefa de realizar resgates de migrantes no Mar Mediterrâneo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.