Topo

Boris Johnson é o novo premier do Reino Unido

23/07/2019 08h29

LONDRES, 23 JUL (ANSA) - O político Boris Johnson foi confirmado nesta terça-feira (23) como o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele sucederá Theresa May, que renunciou devido ao impasse no processo de saída da União Europeia (UE), o chamado "Brexit".   

Johnson disputou durante um mês a liderança do Partido Conservador com Jeremy Hunt, mas já era apontado como favorito desde o início. A posse dele será amanhã (24).   

Conhecido por seu temperamento explosivo, Boris Johnson tem 55 anos e é um defensor ferrenho do Brexit - com ou sem acordo de saída com a UE -. Ele foi um dos garotos-propaganda da campanha do "Leave" no referendo de 2016 e promete concluir o "divórcio" até 31 de outubro. "Concluir o Brexit, unir o país e enfrentar [a oposição] de Jeremy Corbyn", ilustrou Johnson, em seu discurso de vitória, sobre seus principais objetivos de governo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem simpatia por Boris Johnson e já teceu elogios em público ao novo líder britânico. Já em relação à antecessora Theresa May, o magnata era um crítico. Após uma rápida passagem no jornalismo e na televisão, Boris Johnson foi eleito em 2007 prefeito de Londres e chegou também a ocupar o cargo de secretário de Relações Exteriores.   

Seu nome foi cogitado para o posto de primeiro-ministro logo após a renúncia de David Cameron, em 2016, mas conflitos internos no Partido Conservador levaram à nomeação de Theresa May. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Mais Internacional