Topo

Rascunho secreto é descoberto sob obra de Leonardo Da Vinci

16/08/2019 15h41

SÃO PAULO, 16 AGO (ANSA) - Uma pesquisa realizada em uma das obras mais famosas do gênio renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519), "Virgem das Rochas", revelou novos esboços sobre uma composição escondida sob a pintura. A descoberta foi feita por especialistas da National Gallery, em Londres, que estudam obras do italiano para uma exposição a ser lançada em 9 de novembro. A informação foi divulgada pela "BBC" nesta quinta-feira (15).   


Segundo os pesquisadores, foram descobertos projetos iniciais para o anjo e o menino Jesus. Os desenhos, no entanto, têm diferenças significativas se comparados com a pintura final. Os dois foram posicionados mais acima no desenho, com o anjo voltado para fora e olhando para baixo.   


Entretanto, não se sabe por que o artista italiano abandonou a ideia original. Em comunicado, o museu britânico explicou que a nova composição foi encontrada porque os esboços foram criados em um material que contém zinco. Esses traços, porém, ficaram visíveis graças a um sistema de raio-X e imagens infravermelhas e hiperespectrais.   


Da Vinci foi contratado para pintar a Virgem das Rochas para decorar um retábulo de capela em Milão em 1483. O nome completo da obra é "A Virgem com o Menino São João Batista, adorando o Menino Jesus, acompanhados por um Anjo". Esta não é a primeira vez que os rascunhos originais da Virgem das Rochas foram localizados. Em 2005, um estudo identificou que a postura da Virgem foi alterada, tal como as duas primeiras versões da obra de Da Vinci. Uma das pinturas está no Museu do Louvre, em Paris. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.