Topo

Manifestantes voltam a tomar ruas de Hong Kong

18/08/2019 12h13

PEQUIM, 18 AGO (ANSA) - Em mais um dia de protestos contra o governo local, milhares de pessoas ignoraram a forte chuva e participaram de uma manifestação no Park Victoria, no coração de Hong Kong.   

De acordo com os organizadores do ato, mais de 1,7 milhão de pessoas foram ás ruas, o que torna a segunda maior mobilização das últimas 11 semanas de protestos, depois da marcha de 16 de junho, que recebeu cerca de 2 milhões de manifestantes.   

As vias de acesso ao famoso parque estão congestionadas e o transporte público está sujeito a atraso nas viagens de metrô. Os manifestantes, de todas as idades e com muitos usando roupas pretas, respeitando a cor escolhida pelo movimento contra a lei de extradição, gritaram palavras de ordem, como "Hong Kong livre", "democracia imediatamente" e "vamos encher o Park Victoria".   

Ontem (17), milhares de professores foram às ruas para expressar solidariedade aos manifestantes que 11 semanas atrás começaram a declarar total discordância contra a lei de extradição da China, acusada de reduzir a autonomia da antiga colônia britânica em favor de uma maior interferência de Pequim.   

Nas últimas semanas, milhares de manifestantes estão saindo às ruas para pedir aberturas democráticas em Hong Kong. A crise teve início devido à possibilidade da aprovação de uma lei - atualmente suspensa - que permitiria a extradição de condenados para a China continental.   

De acordo com a polícia de Hong Kong, 748 pessoas já foram detidas por conta dos protestos. Entre os presos, 115 foram indiciados por agressão. Durante as operações, 177 agentes sofreram ferimentos.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.