Topo

Liga retira moção de censura contra premier da Itália

20/08/2019 15h30

ROMA, 20 AGO (ANSA) - O partido de extrema-direita Liga Norte retirou a moção de censura apresentada no Senado contra o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, que renunciou ao cargo nesta terça-feira (20), revelaram autoridades à ANSA. De acordo com representantes da legenda do vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, a decisão foi tomada por duas razões, mas principalmente por ser incoerente. "É uma escolha de coerência com a abertura feita na Câmara por Matteo Salvini. Se você mantiver uma porta aberta, não poderá ficar com a desconfiança", disseram.   

O primeiro motivo é que não faria sentido depois que Conte pediu demissão. Já o segundo diz respeito ao fato da Liga ter conseguido uma abertura para trabalhar em conjunto para completar as reformas, o que seria inconsistente.   

"A moção foi apresentada para parlamentarizar a crise. E as comunicações de Conte e seu anúncio de renúncia não mais o fizeram necessário", acrescentaram. Conte, que em meio a uma grave crise política na Itália deixou o cargo de premier, comentou a decisão da Liga. "Nós não podemos, se amamos instituições e cidadãos, confiar em expedientes, táticas, torções verbais que eu me esforço para entender. Eu aprecio a coerência lógica e linearidade de ação", disse.   

"Se houver falta de coragem, não se preocupe, vou assumir a responsabilidade por isso na frente do país", finalizou Conte.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.