Topo

Veneza aplaude série baseada em obra de Saviano sobre tráfico

06/09/2019 14h30

VENEZA, 6 SET (ANSA) - O escritor italiano Roberto Saviano participou nesta quinta-feira (5) da estreia dos dois primeiros episódios da série ZeroZeroZero, uma adaptação do seu livro homônimo que denuncia o tráfico mundial de cocaína, lançado em 2016, durante a 76ª edição do Festival de Veneza. Com oito episódios, a obra é comandada por Stefano Sollima, diretor de Gomorra, Suburra e Romanzo Criminale, e produzida pelo Canal +, Sky Italia e Amazon Prime.   


O elenco conta com o ator norte-americano Dane DeHaan, Gabriel Byrne, de "Os Suspeitos", e Andrea Riseborough, da série Black Mirror.   


A série, que foi extremamente aplaudida, narra a história de cartéis da droga no México, de um grupo de criminosos organizados da Calábria, na Itália, além de personagens intermediários que querem seu percentual no mercado lucrativo da cocaína. No livro de 2016, cujo nome faz referência ao apelido dado para cocaína pura, o escritor italiano de 39 anos explora o comércio mundial da droga e aborda sua influência na economia, fazendo uma comparação com o petróleo. "A cocaína é o único material comparável ao petróleo. A gasolina abastece motores, a cocaína é o petróleo dos corpos humanos. A facilidade com que é vendida não é igual", afirmou Saviano, que vive sob proteção há mais de 10 anos, devido à publicação de "Gomorra", livro sobre as entranhas da Camorra, a máfia napolitana.   


Durante entrevista coletiva, o jornalista ainda afirmou que um saquinho de cocaína poderia ser vendido por qualquer pessoa antes mesmo de sair do Palazzo del Cinema, diferentemente de um saco de diamantes. "E por que a cocaína reina? Como a vida é uma merda, sempre faz você se sentir muito feio, muito pobre, muito gordo, faz você trabalhar cada vez mais e, de fato, é tomado por trabalhadores da construção civil, taxistas, cirurgiões, a cocaína ativa você com o mundo enquanto a heroína, por outro lado, o desativa. É por isso que move a economia", finalizou Saviano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.